quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Informes do país

Ceará

Em Fortaleza a Greve continua na Caixa, no BB e no BNB. Assembléia unificada com quase 1000 bancários com crachás diferenciados definiu também o término da greve nos privados onde os engravatados vieram com tudo. Pode ser que a greve não se sustente amanhã (hoje 23.10.2008) por causa do quadro nacional derrotado pelo comando pelego da Contraf/Cut, mas que foi uma vitoria dos lutadores contra todos que vieram acabar com a nossa greve, foi e não esqueceremos jamais!

Brasília

Assembléia do BB

Começou bastante atrasada para que desse tempo para os fura-greve chegarem.

Os do Sede I tiveram o maior trabalho de apertar o botão do elevador e a alegria de passar pelo corredor polonês ouvindo os cânticos do romantismo do pelego moderno, ou de terno.

Os do Sede III, coitadinhos, não atravessaram nenhum corredor, mas tiveram que atravessar na chuva o espaço sem cobertura que separa o Sede III da cobertura do Sede I.

Depois, como não podia deixar de ser, veioo terrorismo dos informes: aqui em BSB o Ministério (ou seria mistério)Público ajuizou a greve no TRT e o juíz se "julgou" incompetente paratal e enviou ao TST, que prontamente aceitou, marcando audiência de"conciliação" para sexta-feira. Ontem o advogado do Sindicato (mas nãodos trabalhadores) já havia usado a mesma dose do mesmo veneno.
Além do jáfamoso "informe": Já fizemos muito, não dá mais, explode coração (acho que quiseram dizer: "que exploda a vossa luta").
Assim que abriram as inscrições para as intervenções, fui lá meinscrever. Já estavam encerradas. Resultado: 5 falas pró Sindicato,ops! digo, contra a greve; 1 não-intervenção, ou 1 fala do mais oumenos, ops!, ou melhor, nem mais, nem menos, apenas mirou seus canhõespara nós do MNOB daqui do DF; e 1 intervenção, apenas 1 intervenção, a do Manoelzinho, que foi muito bem na defesa da continuidade da greve.
Junte-se à receita a gerentada e os apenas engravatados que só tiveramo trabalho de apertar o botão do elevador dos prédios. Some-se amuita gente "cansada" da greve, sem estar nela. Outras não tão cansadas por estar nela.
E algumas que estavam cansadas, estavam na greve e cansadas da greve. Os "nossos novos" pelegos nem precisaram mexer muito para azedara receita. Resultado final: o BB fora da greve.

Assembléia da CEF

Mandaram aquele mundaréu de gente pro porão do navio: minúsculo auditório do patrão, no 2º subsolo do edifício da filial da Caixa. Resultado inicial: teve muita gente daquele mundaréu que nem conseguiu chegar perto, que dirá ouvir alguma coisa, que dirá ver alguma coisa. Resultado parcial: subiram pro céu aberto, ou pro relento, porque parou de chover.
Aí recomeçou a chuva, recomeçou a andança, recomeçou a corrida para se esconder dela (da chuva, não da assembléia).
Esta gente não se cansa não? Nem mesmo os gerentes que a "nossa nova" burocracia passou de agência em agência chamando para o ofício "democrático" de acabar com a greve?Não cansaram nem de esperar acabar a assembléia do BB para ocupar o mesmo espaço e recomeçar a andança e a assembléia.
Aí já partiram para as intervenções: 1 a favor da greve; outra contra. Como são práticos esses "nossos novos" pelegos! O contra greve não falou, nem apelou, vociferou contra a aguerrida base grevista da Caixa, chamando-os de irresponsáveis e outras coisitas mais.Resultado final: duas votações no olhômetro e dúvidas.
Partiram para colocar o voto (crachá) na Caixa (urna) e, desculpem-me, não anotei o resultado final, mas foi em torno de 420 contra a greve e 360 a favor, achando que, na bagunça que virou a votação, teve muita gente que não votou, ou não botou seu crachá na caixa, posto que no olhômetro havia mais de mil pessoas na assembléia.
Enfim, a greve acabou, ou acabaram com ela.Resultado final esperado: visto que nunca se viu tanta vaia pra tão "novos" burocratas, o que se espera é que a terra lhes seja leve; ou que alguém venha aqui e os leve; ou que (nós) as oposições daqui façam o que deve; organizem e organizem-se para dirigir as futuras greves.
Resultado final esperado II: Ah, os gerentes da Caixa! Esses gerentes que não se emendam! Ano passado, se humilharam, quase pediram de joelhos para que a greve continuasse e ver se conseguiam melhorar a sua (deles) PLR, nivelada por baixo.
Este ano, nem se acanharam em serem trazidos como gado à assembléia pra levantar o crachá azul no alto de sua (deles) cabeça (que pensa?!) pra mais uma vez engolirem míseros 8,15%, já defasados pela inflação de setembro, outubro, novembro... O que fazer? Que esta cartesiana terra lhes seja leve; ou que a crise e a inflação lhes dêem o que se deve.

Mogi das Cruzes

Em Mogi das Cruzes continua a greve na Caixa.Com 89 bancários da Caixa presentes e 88 votaram a favor da continuidade dagreve. Quase todos os gerentes que estavam presentes, quando viram queestavam em menor número e seriam derrotados na votação, sairam daassembléia.

Bahia

Na assembléia aqui de Salvador, a maior de toda a campanha (por volta de 1000 participantes) , aprovou por maioria a proposta da Fenaban para os privados e também a do BB, essa última por uma margem muito pequena (55% X 45%).Já na votação da greve da CEF e no BNB, por ampla maioria, foi aprovada a continuidade do movimento amanhã, com nova assembléia a noite para avaliar o quadro nacional e o andamento das negociações.

Nenhum comentário: