quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nota do MOB do Ceará

MOVIMENTO DE OPOSIÇÃO BANCÁRIA - MOB CE
INCORPORAR NOSSA FORÇA NA GREVE DO RESTO DO PAÍS !


Desde o dia 30 de Setembro que os bancários mais mobilizados pelo país afora estão reforçando a GREVE NACIONAL DOS BANCÁRIOS! Brasília, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Pará, Amapá, Rio na baixada fluminense, São Paulo em Baurú estão em greve unificada dos bancários. No estado do Rio Grande do Sul e em Goiás, a greve foi deflagrada e é forte na Caixa Econômica Federal.

Esta GREVE, que já poderia ter sido decretada nacionalmente, vem sendo incentivada pelo Movimento Nacional de Oposição Bancária, o MNOB/CONLUTAS que tem canalizado a insatisfação dos bancários para a luta ! Diferentemente, o Comando Nacional dos Bancários formado majoritariamente pelas direções dos sindicatos da Contraf /CUT vinham segurando a mobilização da categoria, ignorando as greves já em andamento, para não se chocarem com o governo Lula e os banqueiros.

Fizeram isso, durante todo o processo eleitoral.

Ontem em Brasília, os bancários em greve fizeram uma grande passeata até o Ministério da Fazenda para cobrar do governo as nossas reivindicações. Hoje, não tem jeito, a GREVE vai se alastrar por todo o país e na base temos de garantir a organização de um movimento forte. Para isso, PROPOMOS:



Eleição na Assembléia de um representante da base para acompanhar as negociações do comando nacional e em nível local, ampliar a participação no comando, dos delegados sindicais.


Fechar nas negociações a questão dos dias parados, inclusive e principalmente das greves em andamento.


Na pauta do MNOB entregue à Fenaban e aos Bancos públicos nossa solicitação de reajuste é de 31,34%, na da Contec é de 16% e da Contraf/CUT é 13,23%, propomos que lutemos para conseguir o máximo possível, compatível com a nossa resistência e força, no rumo do índice do MNOB .

Não devemos aceitar migalhas.


Na crise que já chegou, não temos garantia de inflação baixa, portanto, propomos disparo do “gatilho salarial” a cada 3% de aumento na inflação.


Propomos, enfatizar na negociação, a questão do piso salarial para o pessoal de escritório no valor proposto de R$1.497,75 que ao ser implantado modifica todas as faixas salariais ultrapassando inclusive o índice proposto.


PLR distribuída linearmente a cada semestre para todos os funcionários da empresa, considerando 25% do lucro líquido do Banco.

Exigimos que o Sindicato conduza as Assembléias de forma democrática, abrindo espaço para a base se posicionar. Chega de manobras, vamos fazer GREVE POR TEMPO INDETERMINADO para abrir as negociações com os banqueiros e com o governo também. Queremos um acordo que nos valorize !


Chegou a hora da LUTA, somente a participação dos bancários pode garantir nossa vitória.

Os banqueiros e o governo vão alegar que não podem dar nada por causa da crise internacional.

Temos de lembrar que de 2003 a 2007 os lucros acumulado dos banqueiros foi de 148,83% enquanto que os bancários tiveram um reajuste acumulado de apenas 42,07%. A lógica deles é a do arrocho salarial para terem maiores lucros. Jogar a crise nas nossas costas!


Não podemos aceitar, vamos avisar a Contraf/CUT e aos banqueiros:

NÃO VENHAM COM BAIXARIA !
ESTÃO TODOS CHAMADOS À LUTA !
GREVE NACIONAL DOS BANCÁRIOS !

APÓS A ASSEMBLÉIA REUNIREMOS O MOB CE COM TODOS OS LUTADORES !
VENHAM CONOSCO, PARTICIPEM !

Nenhum comentário: