terça-feira, 14 de outubro de 2008

Informes da GREVE pelo país

Londrina

Greve é de 100 % na CEF e 60% no BB. Nos privados quase todos estão parados, a exceção é o Bradesco que está com interdito.

O Itaú tentou conseguir um interdito mas não obteve resultado e as agências daquele banco pararam.

RS

A greve está muito forte no estado todos do RS. Estão paradas 1717 agências da CEF, 31 do BB, 75 do Banrisul e 55 privadas.

Ontem a assembléia de Porto Alegre aprovou a greve do BB. O Banrisul que fez 24 horas resolveu também entrar por tempo indeterminado.

Assim, a greve deve crescer mais ainda no dia de hoje em todo o estado.

Porto Alegre

Aprovada moção na assembléia com dois pontos (a redação final ficariaa cargo da mesa):
1- da necessidade de reavaliação daproposta - o que foi proposto é paraque apenas o comando nacional saiba queos funcis do BB de Porto Alegre, entendem que a proposta do Comando Nacional éinsuficiente, principalmente no que diz respeito ao índicee à mesa única
2: que nós não voltaremos ao trabalho, emhipótese nenhuma, sem o abono total dos dias parados.

Bom aí começou a confusão, primeiro porque não colocaramem votação e estavam encaminhando para o fim da assembléia, e quando fomos prá cima eles perderam o pouco de dignidade que talvez ainda tivessem. O Juberlei (presidente do sindicato) chegou a acusar a Adriana (bancária de base do BB) de estar fazendo o jogo da superintendência e literalmente abandonou a mesa e a assembléia completamente transtornado, sendo vaiado por parte dos presentes.
A assembléia porém seguiu e as moções foram levadas a votação e aprovadas pela maioria dos presentes.
O informe dado na assembléia do Banrisul pelo diretor do sindicato Gimenez, que compareceu à reunião do comando no sábado foi o seguinte: o Maguns Apóstólico , negociador oficial da FENABAN ligou para o Wagner (Freitas) na quarta dizendo que haveria uma reunião da FENABAN na quinta e eles queriam saber qual o limite para uma proposta. O Wagner teria dito a ele que teria que aumentar o índice, aumentar o piso e modificarem a regra da PLR do ano passado pagando um abono para compensar a perda que haveria com a aplicação daquela regra. Na quinta à noite o Magnus ligou para o Wagner dizendo que os banqueiros poderiam aumentar um pouco o índice mas que não havia acordo em modificar a regra da PLR pois em função da crise os bancos estavam com dificuldade de liquidez e não tinham como pagar mais um abono. Assim não houve possibilidade de acordo e o Comando decidiu por continuar a greve e os banqueiros ficaram de rediscutir a questão nesta semana.

Brasília

A
manifestação ontem à noite em frente ao Teatro Nacional foi muito boa. Mais de 200 bancários compareceram tumultuando a entrada. Cada convidado era recebido com umas buzinas, apitos e gritos de "fura-greve", "sanguessuga", "baba-ovo", "traidor", "pelego", "lambe-botas", etc. As esposas também recebiam a homenagem com sonoros coros dizendo "chapinha", "gordinha", etc. A segurança do Banco acionou a ROTAM (polícia) mas não houve nenhum conflito.

Ceará

200 ANOS DO BB : BANCÁRIOS FICAM FORA DA COMEMORAÇÃO E SÓ GANHAM CANECO VAZIO !
Nesta manhã de SEGUNDA-FEIRA 13/10/2008 foi realizado um ATO PÚBLICO de comemoração E PROTESTO dos 200 ANOS DO BB.
Em frente a Superintendência do Banco do Brasil, com grande parte dos presentes vestindo PRETO e portanto suas CANECAS, presenteadas pelo ex-sindicalista da ARTICULAÇÃO PT/CUT atual VICE-PRESIDENTE DE "RESPONSABILIDADE SOCIAL E RECURSOS HUMANOS", LUÍS OSWALDO.
Digamos assim que foi um CANECAÇO que levantou o ânimo de todos os bancários em GREVE !
Logo após o ATO, o movimento se dirigiu para o Bradesco na esquina oposta e protestou dentro do Banco contra o assédio moral praticado pelo Gerente da Agência contra seus funcionários. Bradaram a seguinte palavra de ordem e a banda tocou: BRADESCO SÓ OPRIME, ASSÉDIO MORAL É CRIME !
Hoje à noite, as 18 horas todos devem estar novamente na assembléia para mostrar força para os banqueiros e o seu governo que se esconde por trás da mesa única da Fenaban e não negocia com os BANCÁRIOS !

Recife

Hoje, pela manha, no predio da ag. Centro Recife, onde funcionam oCSO, GERAT, AJURE, SUPER, NUCOP, agências recife, governo e empresarial, entre outros, a polícia foi acionada por uma fura-greve.
Os policiais agiram com agressoes físicas aos funcionários que atuavam no piquete de convencimento fora do prédio.
A atitude da polícia ao contrário de surtir o efeito desejado, garantiu a entrada de 2 pessoas: a gerente que acionou e um subordinado, que entrou movido pelo constrangimento. Os demais, para desapontamento do policial truculento, recusaram-se a entrar e ainda fizeram fotos da agressão sofrida pelo comando, formado por colegas de trabalho.
Lamentável a atitude, respaldada pelos demais gestores que se tornam igualmente responsáveis pela cumplicidade com esse tipo de atitude, que termina por expor a imagem do Banco nas páginas policiais, no bicentenário.
Às 09:30h seguiu-se em passeata até o bradescão do muniz, centro operacional do bradesco em Recife.

Nenhum comentário: