terça-feira, 12 de agosto de 2008

Resistência contra o desmonte da CACEX no BB

A resistência contra o corte no quadro continua na Gecex Rio.

Na última sexta-feira, dia 08/08, houve uma nova assembléia com todos os funcionários da Gerência ( cerca de 70 ).

A direção do Sindicato finalmente apareceu. Abriram um processo de negociação com o Banco visando "minimizar" as consequências do corte, ou seja, discutir a realocação dos funcionários nas agências de varejo, com comissões similares.Na própria sexta, o diretor de Comércio Exterior veio à Gecex para fazer uma reunião com o Sindicato e depois com os funcionários "cortados".

Aí, na assembléia, conseguimos mudar o tom. Além da nossa intervenção, vários funcionários falaram que a reestruturação não atingia somente aos cortados, mas a todos, à medida que significava a terceirização e a fragilização de todos para os futuros cortes.

Votamos, inclusive, que exigiríamos que a reunião com o diretor (do BB) se desse na frente de todos os funcionários e não apenas com os cortados.

Além do mais, votamos duas resoluções :

- A realização de um Encontro Nacional , garantindo a representação de 2 ou 3 colegas por Gecex a fim de definir um calendário de resistência comum;

- A realizaçao de uma paralisação de 2 horas na Gecex Rio.

O diretor do Banco, evidentemente, negou-se a fazer a reunião com todos. Quando ele estava saindo às pressas, dezenas de colegas o cercaram no hall de elevadores do andar e o obrigaram a falar.

Não houve nenhum avanço na negociação, mas é muito importante que esteja ocorrendo esta resistência. O grande problema é ela estar isolada nacionalmente.

Os Sindicatos e Oposições do MNOB, e as demais entidades e militantes, devem ajudar neste processo, em cada região.

Nenhum comentário: