quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Assembléias aprovam pauta do MNOB

Bancários rejeitam pauta rebaixada da CUT e aprovam a pauta do MNOB


Já começou a campanha salarial em todo o país. As assembléias já estão debatendo a pauta de reivindicação e escolhendo qual é a melhor proposta para ser levada até a mesa de negociação, e se deve haver ou não mesa única da Fenaban para se negociar os índices.
A CUT, que domina a maior parte dos sindicatos do país, está apresentando novamente uma pauta rebaixada para as negociações, ou seja, estão pedindo pouco para ganhar menos ainda.
O MNOB construiu uma pauta muito melhor que a da CUT e está apresentando para a categoria apreciar e ter uma opção de escolha.
Em três sindicatos houve aceitação da pauta do MNOB: Maranhão, Rio Grande do Norte e Bauru.
As assembléias desses sindicatos aprovaram uma proposta melhor por entenderem que nas negociações os trabalhadores têm que entrar pedindo tudo o que quiserem e que, cabe ao patrão dizer NÃO às nossas reivindicações.


Vergonha! Em São Paulo o sindicato nem chama assembléia.


Em vários estados estão acontecendo assembléias para se debater a proposta de pauta a ser levada às mesas de negociação. Esse é um princípio democrático que a categoria construiu durante anos, onde se preserva a autonomia dos sindicatos e se garante o respeito à vontade da base.
No entanto, o maior sindicato do país, com cerca de 110.000 (cento e dez mil) bancários em sua base, rompe esse princípio por não querer disputar com o MNOB a proposta de pauta.
Esta é mais uma amostra da decadência da CUT que não é capaz nem de debater as propostas alternativas e deixar que a categoria decida o que é melhor para si.

Um comentário:

Unknown disse...

Camaradas, devemos ter cuidado com os termos que usamos. Nossas reivindicações não são porque os bancários vão "pedir o que querem". Acho que devemos falar, por exemplo, que a pauta pede o que os bancos nos devem, conforme cálculos do DIEESE, normas em vigor e para garantir melhores condições de trabalho e vida, para nós e nossa família. Precisamos incluir no Blog a data em que vamos entregar as pautas.
Forte abraço, Com Lutas
Octacilio - RJ